Pular para o conteúdo principal

DEUS NÃO ESTÁ MORTO

 Para os cristãos essa afirmação é a base da sua fé. A crença na existência de um Deus todo poderoso que rege todo o universo. Para os estudiosos, é o ponto de partida para filosoficamente pensarmos sobre a nossa existência aqui na terra. Já para os ateus a afirmação se transforma em um questionamento sobre a fé cristã, partindo do pressuposto de que a Deus é uma grande invenção.
Deus não está morto (2014) é um titulo de um filme que conta a história de Josh (Shane Harper), um estudante de Filosofia, que tem sua fé desafiada pelo professor universitário Mr. Radisson (Kevin Sorbo).
Na sua primeira aula Mr. Radisson expõe de maneira convincente para seus alunos, através de pensamentos de vários filósofos, o ateísmo. Em seguida, exige que seus alunos  escrevam em um papel a frase “Deus está morto”. Essa é a primeira atividade.  Mostrando-se um professor altamente ditador, diz que quem não fizer o que ele pede, terá que sofrer a consequências.     
 Josh se nega a realizar a atividade e informa ao professor que ele não pode fazê-la, pois é cristão. O professor questiona o aluno que demonstra muita convicção nas sua crença religiosa. Em consequência, Mr. Radisson propõe que Josh apresente aos colegas o porquê dele acreditar que Deus não está morto. Isso ocorrerá durante três aulas de vinte minutos e o professor retirará 30% da nota final de sua matéria, se a palestra não for convincente. Josh aceita o desafio, e organiza várias frases de filósofos ateus que acabam contradizendo sua “fé” (ou falta dela). Josh descobre que o professor Mr. Radisson tornou-se ateu depois do falecimento da sua mãe. No terceiro e ultimo encontro ele acaba convencendo toda a turma na existência de Deus.  O filme também apresenta vários outros personagens que enfrentam situações parecidas com a de Josh, e que tentam de todas as maneiras provar a existência de Deus.

Um filme inspirador para os cristãos, daqueles que nos transforma, muda algo dentro de nós. Uma reafirmação da nossa fé cristã. Para os ateus, penso eu, uma provocação de suas crenças que talvez possibilite eles olharem a vida por outro ângulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO AS COISAS DO MUNDO REAL NÃO FAZEM MAIS SENTIDO     Quando o mundo atual não mais lhe atrai e você se sente um alienígena no seu próprio planeta é preciso refletir sobre a sua permanência neste território. Será que as coisas estão mudando ou é ver que estar em plena transformação. Uma reflexão sobre Corpo e Alma pode nos ajudar a pensarmos sobre essa crise existencial que muitos vivenciam.       Platão elabora a teoria da reminiscência, onde afirma que a alma é imortal e muda de corpo após a morte. Nessa mudança de corpo, as almas contemplam as idéias perfeitas. O conhecimento do mundo real se dá pela lembrança do mundo ideal.       Assim, Platão elabora a teoria do inatismo. A alma recupera a idéia perfeita antes de encarnar; Adquirimos o conhecimento antes de nascer e o carregamos conosco ao nascer (...) por que o saber é isso: adquirido um conhecimento, conservá-lo e não esquecê-lo.    ...
Pio XII: sob o céu de Roma      Em um domingo a tarde após limpar um pouco a casa e lavar o carro liguei a televisão e estava passando um filme que logo chamou minha atenção pela imagem e cenas marcantes. Como professora de História, após alguns poucos minutos conseguiu entender a realidade tratada no filme, a dominação alemã na Itália e a dura perseguição aos judeus.  Ao assistir o filme senti a necessidade de realizar uma rápida pesquisa na internet para descobrir o nome do filme e entender melhor o conteúdo histórico do filme. Constatei que o filme mostra o Papa Pio XII como um pontífice fiel à cidade de Roma e aos seus cidadãos, que, usando a diplomacia, os seus recursos materiais e a influência política, consegue salvar nas igrejas e nos conventos romanos mais de 10 mil judeus e a própria Roma da destruição. Após esse entendimento notei que o filme tem como um dos focos principais o posicion...
       Estudos, reflexões, prova, seleção, mestrado, estou fazendo a minha parte, ajuda universo. Os movimentos sociais são o coração, o pulsar da sociedade. Touraine